Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Curadoria digital

Curadoria digital

28 Ago, 2020

Curadoria Digital

O parente pobre da formação de professores

O Biblio Tubers acaba de publicar um artigo sobre a formação de professores e a urgência da Curadoria Digital.

Reproduzimos abaixo alguns parágrafos significativos. 

Leia o artigo aqui.

lindsay-henwood-7_kRuX1hSXM-unsplash.jpg

 

No século XXI, como em nenhum outro tempo, a formação é crucial para qualquer profissional. O avanço científico é tal que, quem não se mantiver atualizado, rapidamente ficará obsoleto, independentemente do seu grau académico.
O professor não foge à regra.

 

Os professores só podem ensinar o que sabem, o que dominam e nem sempre são capazes de tirar o devido partido da tecnologia, isto é, usá-la como meio para, com menos investimento de tempo e de trabalho, os alunos aprenderem mais e melhor.

 

Note-se que as bibliotecas tradicionais, fontes de informação e conhecimento até aqui, estão a passar por uma fase de estagnação. Se não forem capazes de se reinventar, a curto prazo, não passarão de museus... e isto para os mais saudosistas. Estas fontes de informação e conhecimento estão agora na Web, que se constitui já como a maior biblioteca do Mundo.

 

Os professores devem ser capazes de se assumir como curadores de conteúdos, isto é devem saber procurar, selecionar, analisar, filtrar, organizar, validar e partilhar informação de diferentes fontes, com recurso a diferentes ferramentas digitais.

(...)

Leia o artigo na íntegra aqui.